sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tá esquentando!

Pela primeira vez a equipe da Tatu da Trilha Racing participará do rally mais importante do país - o Rally dos Sertões.
Mas o que é o Rally? Qual a sua história? Quer saber? Então vai!!!

História

Tudo começou com o sonho de um arquiteto

A história do Rally dos Sertões começou com a realização do Rally São Francisco em 1991, entre Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, e Maceió, nas praias do nordeste do país. O evento foi organizado pelo arquiteto Chico Morais. Era a primeira competição do estilo Rally aberta exclusivamente para motos. Em 1992 não aconteceu a outra edição.

Em 1993 foi organizada a primeira edição Rally dos Sertões, com largada em Campos do Jordão, região montanhosa do interior do estado de São Paulo, e chegada em Natal, nas praias do estado do Rio Grande do Norte. Os 34 pilotos inscritos na única categoria da época (motos) percorreram 3.500 quilômetros. A cidade de Natal continuou sendo o destino final da segunda edição da prova, em 1994. O percurso total foi de 4.500 quilômetros e contou com 44 inscritos de todo país e do exterior, iniciando a fase internacional do evento.

Os resultados positivos dos dois primeiros anos deram ao III Rally Internacional dos Sertões, em 1995, a condição de grande evento e, principalmente, a homologação da FIM. A confirmação disso veio através da participação de estrelas do motociclismo mundial, como Edi Orioli, da Itália, vencedor do Dakar em 1996, e os espanhóis Fernando Gil e Jordi Arcarons. A terceira edição marcou ainda a estréia dos carros 4X4, ampliando ainda mais o leque de possibilidades da prova.

Em sua IV edição, em 1996 o Rally dos Sertões chegou à sua maior configuração com a direção e produção da Dunas Race, empresa exclusivamente direcionada ao rali. Neste ano o rali passou a ter a participação direta de entidades oficiais tais como: A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e a CNR/CBA (Comissão Nacional de Rally), responsáveis pela vistoria técnica do regulamento, checagem do equipamento e apurações, tornando-se o maior evento do gênero na América Latina realizado exclusivamente em solo brasileiro.

Profissionalismo

A partir de 1996 o Rally dos Sertões começou a moldar sua configuração profissional. Foi criada a empresa Dunas Race, tendo como meta formatar uma estrutura empresarial e moderna exclusivamente para o Rally, envolvendo, neste primeiro ano de administração, mais de 300 pessoas na organização. A entrada de novos colaboradores e sócios permitiu essa mudança. Fortaleza, capital do Ceará, foi o destino final da prova, desta vez com mais de cinco mil quilômetros e 54 inscritos nas motos e 23 carros do Brasil e do exterior.
Dado o primeiro e importante passo, a Dunas Race começou a incrementar o Rally em todos os seus segmentos. A partir de 1997, graças ao novo perfil do evento, comandado pelo empresário Marcos Ermírio de Moraes e a produtora Simone Palladino, a iniciativa privada e a mídia passaram a se interessar pelo Rally. Os organizadores, por sua vez, colaboraram para isso através de um trabalho de divulgação nacional e convites para participarem da prova aos principais veículos de comunicação. Em paralelo, continuou a contar com a presença de pilotos de primeira linha do circuito mundial representando vários países.
Nas quatro edições seguintes (1998, 1999, 2000 e 2001), o Rally Internacional dos Sertões só fez crescer. Novos patrocinadores, maior número de pilotos em todas as categorias, com recorde de carros em 2000, a criação da categoria Caminhões (99/2000), divulgação no exterior, maior divulgação nacional, entre outros fatores, consolidaram a disputa para o novo milênio. Além disso, mesclou ações ecológicas e ações sociais, contribuindo para o desenvolvimento de um país ainda desconhecido pela maioria dos brasileiros.

Cenário atual

Tendo como cenário o interior do Brasil, o Rally Internacional dos Sertões é a maior prova off road da América Latina e uma das maiores do mundo em número de participantes. Pilotos das categorias carros, motos, caminhões e quadriciclos, enfrentam anualmente cerca de 4.000 quilômetros por difíceis trilhas e estradas do país.

Em 2007, mais uma vez, pelo terceiro ano consecutivo, a prova fez parte do calendário do Campeonato Mundial de Rally Todo Terreno para a categoria motos. No ano de 2004 a prova foi observada por um comissário da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), que veio da Europa especialmente para participar da competição. Ele analisou a organização do evento para depois homologá-lo para fazer parte do calendário do campeonato mundial no ano seguinte. A entrada do Sertões no mundial é resultado do trabalho sério e profissional da Dunas Race, empresa dirigida por Marcos Ermírio de Moraes.

Presenças do exterior

Mesmo antes de fazer parte do campeonato mundial, o Rally dos Sertões já contava com a participação dos melhores e mais importantes pilotos de Rally do mundo na categoria motos, entre eles o espanhol Jordi Arcarons, os portugueses Jorge Guerreiro, Paulo Marques e Miguel Farrajota, o chileno Carlo de Gavardo, o austríaco Heinz Kinigardner e, pela primeira vez em 2005, o espanhol Marc Coma. A presença de estrangeiros aumentou ainda mais na edição de 2006, com a presença da estrela Cyril Despres, que acabou ganhando entre as motos. Em 2007, o Rally dos Sertões bateu seu recorde no quesito competidores estrangeiros: atingiu a marca de 27, entre motos, carros, caminhões e quadris.

Nas 14ª e 15ª edição do evento também participaram do Rally dos Sertões os franceses David Casteu, Laurent Lazard e Ludovic Boinnard, os chilenos Carlo De Gavardo, Francisco Lopez e Jaime Prohens, e os polonêses Jacek Czachor e Marek Dabrowski.

2 - A CATEGORIA

Sertões Experience: oportunidade de competir ao lado de grandes nomes do rally mundial

Participar de uma competição off road como o Rally Internacional dos Sertões não é mais privilégio dos melhores pilotos do País e do mundo. Competidores que ainda não tiveram contato com a principal prova do fora-de-estrada brasileiro já podem se preparar. A categoria Sertões Experience colocará novatos ou inexperientes lado a lado com os melhores pilotos e navegadores do mundo.

"O objetivo é dar aos amantes do esporte a oportunidade de ingressar no mundo dos rallies de alto nível. Vamos oferecer a quem está se iniciando na prática do fora-de-estrada de competição a bagagem necessária para uma futura participação da versão completa do Rally dos Sertões”, diz o empresário Marcos Moraes, da Dunas Race, empresa que organiza a principal prova fora de estrada do País.

A Experience é uma categoria que segue exatamente o mesmo roteiro do Sertões, mas com um percurso menor, realizado somente nas três primeiras etapas da prova. Com isso, os pilotos largarão juntos de Goiânia em direção ao interior do Estado de Goiás, no dia 24 de junho.

"A chegada do Experience vai acontecer na terceira etapa do trajeto, no dia 26. É a dose certa para quem quer se iniciar de forma correta neste tipo de corrida, pois daí para a frente o cansaço, o desgaste e o nível das dificuldades tornam a competição algo que só pode ser superado por quem está completamente preparado, já no nível profissional”, detalha Marcos Moraes. "Mesmo assim, as duplas da versão Experience estarão competindo no mesmo trajeto que as grandes feras do esporte nacional e internacional, algo impensável em qualquer outra prova brasileira”.

A nova categoria contará com 20 vagas para carros e caminhões e 15 vagas para motos e quadriciclos. "Assim como os profissionais, os participantes da Experience devem cumprir com todos os protocolos administrativos e de segurança que constam no regulamento”, observa Mauro Dalla Valle, diretor executivo da Dunas Race. "Nossa expectativa é que das duplas que irão estrear agora saiam pilotos e navegadores que serão os profissionais do futuro”, frisa Marcos Moraes. "O Rally dos Sertões já é um evento de grande porte, mas a organização têm consciência de que é preciso fomentar o esporte e aumentar sua importância no País”.