História
Tudo começou com o sonho de um arquiteto
A história do Rally dos Sertões começou com a realização do Rally São Francisco em 1991, entre Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, e Maceió, nas praias do nordeste do país. O evento foi organizado pelo arquiteto Chico Morais. Era a primeira competição do estilo Rally aberta exclusivamente para motos. Em 1992 não aconteceu a outra edição.
Em 1993 foi organizada a primeira edição Rally dos Sertões, com largada em Campos do Jordão, região montanhosa do interior do estado de São Paulo, e chegada em Natal, nas praias do estado do Rio Grande do Norte. Os 34 pilotos inscritos na única categoria da época (motos) percorreram
Os resultados positivos dos dois primeiros anos deram ao III Rally Internacional dos Sertões, em
Profissionalismo
A partir de 1996 o Rally dos Sertões começou a moldar sua configuração profissional. Foi criada a empresa Dunas Race, tendo como meta formatar uma estrutura empresarial e moderna exclusivamente para o Rally, envolvendo, neste primeiro ano de administração, mais de 300 pessoas na organização. A entrada de novos colaboradores e sócios permitiu essa mudança. Fortaleza, capital do Ceará, foi o destino final da prova, desta vez com mais de cinco mil quilômetros e 54 inscritos nas motos e 23 carros do Brasil e do exterior.
Dado o primeiro e importante passo, a Dunas Race começou a incrementar o Rally em todos os seus segmentos. A partir de 1997, graças ao novo perfil do evento, comandado pelo empresário Marcos Ermírio de Moraes e a produtora Simone Palladino, a iniciativa privada e a mídia passaram a se interessar pelo Rally. Os organizadores, por sua vez, colaboraram para isso através de um trabalho de divulgação nacional e convites para participarem da prova aos principais veículos de comunicação. Em paralelo, continuou a contar com a presença de pilotos de primeira linha do circuito mundial representando vários países.
Nas quatro edições seguintes (1998, 1999, 2000 e 2001), o Rally Internacional dos Sertões só fez crescer. Novos patrocinadores, maior número de pilotos em todas as categorias, com recorde de carros em
Cenário atual
Tendo como cenário o interior do Brasil, o Rally Internacional dos Sertões é a maior prova off road da América Latina e uma das maiores do mundo em número de participantes. Pilotos das categorias carros, motos, caminhões e quadriciclos, enfrentam anualmente cerca de
Em 2007, mais uma vez, pelo terceiro ano consecutivo, a prova fez parte do calendário do Campeonato Mundial de Rally Todo Terreno para a categoria motos. No ano de
Presenças do exterior
Mesmo antes de fazer parte do campeonato mundial, o Rally dos Sertões já contava com a participação dos melhores e mais importantes pilotos de Rally do mundo na categoria motos, entre eles o espanhol Jordi Arcarons, os portugueses Jorge Guerreiro, Paulo Marques e Miguel Farrajota, o chileno Carlo de Gavardo, o austríaco Heinz Kinigardner e, pela primeira vez em 2005, o espanhol Marc Coma. A presença de estrangeiros aumentou ainda mais na edição de 2006, com a presença da estrela Cyril Despres, que acabou ganhando entre as motos. Em 2007, o Rally dos Sertões bateu seu recorde no quesito competidores estrangeiros: atingiu a marca de 27, entre motos, carros, caminhões e quadris.
Nas 14ª e 15ª edição do evento também participaram do Rally dos Sertões os franceses David Casteu, Laurent Lazard e Ludovic Boinnard, os chilenos Carlo De Gavardo, Francisco Lopez e Jaime Prohens, e os polonêses Jacek Czachor e Marek Dabrowski.
Sertões Experience: oportunidade de competir ao lado de grandes nomes do rally mundial
Participar de uma competição off road como o Rally Internacional dos Sertões não é mais privilégio dos melhores pilotos do País e do mundo. Competidores que ainda não tiveram contato com a principal prova do fora-de-estrada brasileiro já podem se preparar. A categoria Sertões Experience colocará novatos ou inexperientes lado a lado com os melhores pilotos e navegadores do mundo.
"O objetivo é dar aos amantes do esporte a oportunidade de ingressar no mundo dos rallies de alto nível. Vamos oferecer a quem está se iniciando na prática do fora-de-estrada de competição a bagagem necessária para uma futura participação da versão completa do Rally dos Sertões”, diz o empresário Marcos Moraes, da Dunas Race, empresa que organiza a principal prova fora de estrada do País.
A Experience é uma categoria que segue exatamente o mesmo roteiro do Sertões, mas com um percurso menor, realizado somente nas três primeiras etapas da prova. Com isso, os pilotos largarão juntos de Goiânia em direção ao interior do Estado de Goiás, no dia 24 de junho.
"A chegada do Experience vai acontecer na terceira etapa do trajeto, no dia 26. É a dose certa para quem quer se iniciar de forma correta neste tipo de corrida, pois daí para a frente o cansaço, o desgaste e o nível das dificuldades tornam a competição algo que só pode ser superado por quem está completamente preparado, já no nível profissional”, detalha Marcos Moraes. "Mesmo assim, as duplas da versão Experience estarão competindo no mesmo trajeto que as grandes feras do esporte nacional e internacional, algo impensável em qualquer outra prova brasileira”.
A nova categoria contará com 20 vagas para carros e caminhões e 15 vagas para motos e quadriciclos. "Assim como os profissionais, os participantes da Experience devem cumprir com todos os protocolos administrativos e de segurança que constam no regulamento”, observa Mauro Dalla Valle, diretor executivo da Dunas Race. "Nossa expectativa é que das duplas que irão estrear agora saiam pilotos e navegadores que serão os profissionais do futuro”, frisa Marcos Moraes. "O Rally dos Sertões já é um evento de grande porte, mas a organização têm consciência de que é preciso fomentar o esporte e aumentar sua importância no País”.